top of page
Constelação Familiar 

Constelação Familiar é uma ferramenta psicoterapêutica informal com abordagem sistêmica desenvolvida pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger.

 

Bert Hellinger desenvolveu seu método, a partir de observações empíricas, como missionário católico na África do Sul. Estudou, a partir de então, psicanálise e diversas formas de psicoterapia familiar, os padrões de comportamento que se repetem nas famílias e grupos familiares ao longo de gerações. Se deparou com um fenômeno descortinado pela psicoterapeuta americana Virginia Satir nos anos 70, quando esta trabalhava com o seu método das “esculturas familiares”: que uma pessoa estranha, convocada a representar um membro da família, passa a se sentir exatamente como a pessoa a qual representa, às vezes reproduzindo, de forma exata, sintomas físicos da pessoa a qual representa, mesmo sem saber nada a respeito dela.

Esse fenômeno, ainda muito pouco compreendido, é no entanto muito comum a todos nós. Quem nunca vivenciou uma emoção, hábito ou fobia que não sabe de onde veio?  De posse de detalhadas observações sobre tal fenômeno, Hellinger adquiriu experiência e, baseado ainda na técnica descrita por Eric Berne e aprimorada por sua seguidora Fanita English de “análise de histórias”, descobriu que muitos problemas, dificuldades e mesmo doenças de seus clientes estavam ligados a destinos de membros anteriores de seu grupo familiar.

Não é "mera coincidência" que normalmente tendamos a repetir padrões, crenças (limitantes ou não), hábitos e até mesmo destinos de nossos antepassados. 

É cada vez mais comum identificar tais padrões e tais repetições. Quantos membros familiares possuem doenças ditas genéticas ou traumas e fobias psíquicas passadas de geração para geração? No entanto, o que determina essa "loteria" genética? Por que uns a repetem e outros não? Por que acontece com você e não com seu familiar próximo? 

As ordens do amor são forças dinâmicas e articuladas que atuam em nossas famílias ou relacionamentos íntimos. Percebemos a desordem dessas forças sob a forma de sofrimento e doença. Em contrapartida, percebemos seu fluxo harmonioso como uma sensação de estar bem no mundo.

Essas ordens do amor referem-se a três princípios norteadores:

  • a necessidade de pertencer ao grupo ou clã.

  • a necessidade de equilíbrio entre o dar e o receber nos relacionamentos.

  • a necessidade de hierarquia dentro do grupo ou clã.

A abordagem apresenta uma vasta gama de aplicações práticas devido aos seus efeitos esclarecedores no campo das relações humanas, como:

  • melhoria das relações familiares.

  • melhoria das relações interpessoais nas empresas.

  • melhoria das relações no ambiente educacional.

O que é Constelação Familiar?

O que é Constelação Familiar?

Reportagem do Fantástico sobre Constelação Familiar 14/05/2017

bottom of page