top of page
Osteopatia

Osteopatia é uma prática de medicina alternativa que consiste na utilização de técnicas de mobilização e manipulação articular, visceral e craniana, que ajudam o corpo a se curar sozinho

 

Foi criada em 1874 pelo médico estadunidense Andrew Taylor Still, e se baseia na crença de que todos os sistemas do corpo estão interligados e relacionados. Assim, qualquer disfunção em um sistema afeta todos os outros. Dessa forma, ao estimular um sistema, o corpo humano possui total capacidade de se curar sozinho, desde que todas as suas estruturas estejam equilibradas.

Em seu livro Filosofia da Osteopatia, Still anuncia os quatro grandes princípios sobre os quais repousa a filosofia osteopática:

 

1. A estrutura determina a função

Ser Humano é um todo indivisível. Suas estruturas são as diferentes partes de seu corpo e a função é a atividade de cada uma das partes. Todas as partes do corpo tem uma relação entre estrutura e função. Se a estrutura está em harmonia, não pode haver doença. Toda doença se origina de um distúrbio na harmonia da estrutura.

 

2. A unidade do corpo

O corpo humano tem a capacidade de se autorregular, reencontrando a harmonia e o equilíbrio em suas estruturas. Para se referir a essa capacidade, Still usa o termo homeostasia, situando-a no que ele chama de sistema miofascioesquelético. Tal sistema teria a capacidade de guardar "na memória" qualquer trauma físico sofrido.

 

3. A Autocura

O corpo tem em si mesmo tudo o que é necessário para curar e evitar as doenças, porém é necessário que não haja obstruções nos canais nervososlinfáticosvasculares, além da nutrição celular e eliminação de dejetos.

4. A regra da artéria é absoluta.

No mecanismo de envio de nutrientes para as células, a função arterial é primordial. Se as artérias não funcionarem corretamente, o sistema venoso será mais lento, o que acumulará toxinas, gerando doenças.

As sessões de osteopatia são realizadas individualmente com duração aproximada de 60 minutos. 

Após uma anamnese completa, é possível desenvolver metas específicas para os transtornos físicos e psicossomáticos que afetam nosso corpo em harmonia. Tais conflitos podem perdurar dias, semanas ou até anos. No entanto, através do estímulo e auto regulação, é possível harmonizar os tecidos afetados, devolvendo a homeostasia e bem estar.

O tempo de tratamento costuma ser relativamente rápido e em menor número de sessões, o que é possível devido a precisão diagnóstica e tratamento do corpo como um todo!

bottom of page